Tudo sobre Gás Natural – Fonte de energia

O gás natural é uma energia limpa, que vem sendo muito utilizada pelas pessoas do mundo todo, encontrado no subsolo terrestre ou marítimo

Tudo sobre Gás Natural

O gás natural é uma energia limpa, que vem sendo muito utilizada pelas pessoas do mundo todo, encontrado no subsolo terrestre ou marítimo. É constituído por uma mistura de hidrocarbonetos (composto químico formado por átomos de carbono e hidrogênio). Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano.

Formas de uso do Gás Natural

Algumas de suas formas de uso são: Gás Natural Residencial, que é o gás que se usam nos botijões de gás de muitas residências, gás natural veicular (GNV) que é conhecido também por ser o combustível do futuro, pois a sua queima é reconhecida como uma das mais limpas e o gás natural industrial. Na indústria, o gás natural pode substituir com eficiência qualquer combustível sólido, líquido ou gasoso, oferecendo muito mais benefícios, também é ideal para processos que exigem a queima em contato direto com o produto final, como acontece na produção de cerâmica e na fabricação de vidro.

O gás de cozinha pode ser usado da mesma maneira que o gás natural, tanto em cozinhas industriais como nas residências, gás natural e o gás liquefeito do petróleo – GLP (gás de cozinha), enquanto o gás natural é extraído diretamente dos reservatórios de petróleo.

O GLP é uma mistura de hidrocarbonetos que passa por processos de refino e estocagem, muitas vezes o gás é encontrado no subsolo junto às jazidas de petróleo. A utilização do gás natural apresenta vantagens como, baixo impacto ambiental, facilidade de transporte e manuseio, vetor de atração para investimentos, porque com a disponibilidade do gás novas empresas são atraídas e geradas.

Apresenta também desvantagens, como, por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto finita, em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio, poderá ser gerado monóxido de carbono, altamente tóxico.

Produtores de Gás Natural

Alguns países produtores de gás natural são Brasil, Estados Unidos, Rússia, Venezuela e Canadá. No Brasil, com a descoberta da camada pré-sal, que consiste em um óleo em camadas profundas – de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar, estimativas apontam que o país irá dobrar seu volume de gás natural.

Tenha mais informações através do site : http://www.mma.gov.br/clima/energia/fontes-convencionais-de-energia/gas-natural

Veja também um vídeo sobre o Gás Natural :

 

 

No comments.

Leave a Reply