Tudo sobre o etanol- biocombustível

Um combustível que polui menos, se encontra mais barato que os combustíveis derivados do petróleo e pode ser produzido em qualquer lugar do mundo.

O que é o Etanol

O etanol ou álcool etílico é um biocombustível produzido através da fermentação de açucares, mais principalmente da cana de açúcar, é usado na fabricação de bebidas alcoólicas e como combustível para automóveis leves e com motores adaptados, porém no Brasil, grande parte de sua produção é utilizada como combustível e pode ser utilizado puro, ou misturado na gasolina. É um combustível que polui menos, se encontra mais barato que os combustíveis derivados do petróleo e pode ser produzido em qualquer lugar do mundo. Porém, é preciso que sua produção e seu uso sejam planejados, pois podem gerar uma série de transtornos socioeconômicos, como, o alto gasto de energia para sua produção e a necessidade de muitos terrenos para a obtenção da matéria prima, diminuindo o numero de terrenos para a produção de alimentos ou aumentando o desmatamento de florestas para serem utilizados como terrenos de produção.

Como é feita a produção do etanol ?

A produção do etanol é dividida em 4 etapas, sendo elas a moagem da cana, produção de melaço, fermentação do melaço e a destilação do mosto fermentado. Na primeira etapa, é extraído o caldo da cana (garapa) que contém um alto teor de sacarose. Na segunda o caldo extraído é aquecido para se obter o melaço, que contém numa solução de 40% em sacarose. Na terceira é acrescentado ao melaço o fermento biológico (bactéria) Sacchromyces cerevisiae, essa bactéria é responsável pela transformação da sacarose em etanol, após esta transformação é obtido o mosto fermentado, que contém 12% de seu volume em etanol. Por fim, a quarta e última etapa, onde o mosto passa por um processo de destilação fracionada e da origem a uma solução cuja composição é de 96% etanol e 4% água.

O Brasil tem um valor importantíssimo quando o assunto é etanol, é considerado o país com tecnologia mais avançada para sua produção, porém perde somente para os Estados Unidos na questão de quantidade produzida, estando em segundo lugar no ranking. Em 2008, o Brasil e os Estados Unidos foram responsáveis por 89% da produção mundial de etanol.

Confira mais informações através do site:http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etanol.htm ou pelo vídeo:

No comments.

Leave a Reply