Funções de uma recepcionista

A profissão de recepcionista é o profissional que atende e recebe outras pessoas que vem de fora e ou visitantes que não conhecem os locais que visitam

O Profissional

Hoje em dia o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido,opções é o que não faltam,mas como todas os outros serviços,são também necessário capacitação profissional. O recepcionista é um cargo muito bom para quem gosta de se comunicar com pessoas.

A profissão de recepcionista é uma boa para que não possui muita experiência,pois de um modo resumido as suas principais funções são recepcionar visitantes,atender telefonemas e efetuar chamadas telefônicas.

Para poder se encaixar a este perfil é preciso possuir algumas habilidades básicas como uma boa comunicação oral,uma boa memória,habilidade em digitar,uma leitura fluente,e para ficar melhor ainda a fluência em alguma língua estrangeira.

Capacitação

As maiorias das empresas exigem alguns conhecimentos básicos,como ter concluído o ensino médio,conhecer os cargos da empresa e suas responsabilidades,conhecer toda a organização da empresa,conhecer alguns procedimentos de emergência e saber operar sobre mesas telefônicas.Algumas empresas também possuem a exigência de requisitos físicos,como possuir uma voz clara e agradável,uma boa audição e boa aparência.

Local de Trabalho

O local de trabalho da recepcionista geralmente são em hotéis,hospitais,clínicas,comércios ou escritórios de empresas,e também em companhias telefônicas. Geralmente recepcionistas trabalham usando computadores,em um local bem iluminado e com ar condicionado. Pode trabalhar em Hoteis, hospitais, aeroportos, pontos turísticos, bancos entre outros locais com fluxo de pessoas que vem de outra cidade, estado ou país.

Seu material de trabalho na maioria das vezes são telefones,computadores,copiadoras e aparelhos de fax e conversas formais diretamente com o público.Um ponto negativo da profissão é que o funcionário pode apresentar um certo desconforto visual e dores nas costas. Eles ficam por muito tempo em pé o que acaba ocasionando dores nos pés.

Função de Recepcionista

Descrição do Cargo

O cargo de recepcionista é destinado a pessoas que tem como principal função atender clientes, hospedes, pacientes,  passageiros e visitantes que estão fora de seu estado ou cidade e que não tem conhecimento do local onde estão. Para isso o recepcionista precisa dos conhecimentos necessários para atender telefone, fornecer informações sobre o local onde ela pertence, ter um conhecimento em hotéis, hospitais, pontos turísticos, culinária, bancos, pontos de táxi e aeroportos para que ser algum tiver alguma duvida, o recepcionista pode esclarecer com clareza.

Como se Formar Recepcionista

Para as pessoas que desejam se formar nesta profissão, as opções de cursos são várias, cursos como gestão empresarial,  negócios internacionais, métodos quantitativos, economia de empresas, operações logísticas, marketing e tecnologia e outros são boas formas de ganhar conhecimento para o cargo.

Cursos sobre meio ambiente e para a administração universitária também se encaixam em determinados lugares do país. São aceitos como alunos destes cursos os pessoas formadas em Administração de Empresas, Direito, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Engenharia. É essencial o conhecimento em pelo menos 2 idiomas estrangeiros para se comunicar com pessoas de outros países que estão visitando o Brasil.

Maquiagem para Recepcionista

Veja mais informações sobre o cargo aqui

2 Responses to “Funções de uma recepcionista”

  1. Cauana

    mai 21. 2014

    Recepção

  2. Recepção

    jun 22. 2014

    Recepção

Leave a Reply