Drogas Lícitas e Ilícitas Dicas

Saiba mais sobre as drogas, seus efeitos, seus diversos tipos e suas consequências para o resto da sua vida. Não use drogas, veja as dicas e entenda porque.

O que são as Drogas?

As drogas são substancias capazes de alterar o funcionamento de todo o organismo humano .Dependendo da natureza e composição das mesmas,elas podem agir em determinado locais ou em todo o organismo.As drogas são substancias capazes de produzir alterações nas sensações físicas,emocionais e psíquicas.

Existe dois grandes grupos de drogas,que não as agrupam segundo as suas características,mas segundo as convenções e exigências sociais,são eles o grupo das drogas lícitas e o grupo das drogas ilícitas.As drogas lícitas são aquelas permitidas por lei,compradas de maneiro livre,com um comércio legal. Já as drogas ilícitas são as de comercialização proibida pela justiça,as quais são conhecidas como drogas pesadas e causam forte dependência.

As drogas também se dividem de quatro formas de efeito no organismo humano: drogas depressoras, essas são as que causam efeitos parecidos com aos da depressão; as drogas estimulantes,pois causam um aumento de adrenalina,sensação de alerta e aumento dos batimentos cardíacos;também o grupo dos opiáceos,onde se encontra a heroína,a qual compromete a maioria das funções do corpo humano e fora o tabaco,o álcool e os esteroides que também são responsáveis por diversas outras doenças ocasionadas devido a grande incidência do uso destas drogas.

Diga não as Drogas

Em exceção para as drogas usadas para fins medicinais,as demais não contribuem em nada para o crescimento e desenvolvimento das pessoas como seres humanos e muito pelo contrário as drogas só causam prejuízos á saúde do individuo. Um efeito muito forte das drogas é o aparecimento de câncer de vários tipo como o câncer de mama nas mulheres

Drogas Ilícitas 

Diferentemente das drogas lícitas que são permitidas por lei e aceitas pela sociedade,as drogas ilícitas são substancias proibidas de serem produzidas,comercializadas ou consumidas.Em alguns países,determinadas variações de drogas são permitidas sendo que seu uso seja considerado normal e de integrante cultura.Estas substancias podem ser estimulantes,depressivas ou até mesma perturbadoras de todo o nosso sistema nervoso central,o que na maioria das vezes perceptivelmente altera em grande escala o organismo.

Alguns tipos de drogas ilícitas são ; a maconha,a cocaína,crack,ecstasy,LSD, inalantes,heroína,barbitúricos,morfina,skank,chá de cogumelo,anfetaminas,clorofórmio,ópio e outras diversas.

Justamente por serem proibidas,as drogas ilícitas entram em todo o país de maneira ilegal,através do tráfico que promove uma verdadeiro comercio negro,ou seja,a comercialização feito sem a autorização das autoridades.Dentre as conseqüências que as drogas ilícitas trazem podem dar uma ênfase a violência gerada por elas em todas as fases de produção até o consumidor final.E existem as mais diversas conseqüências ; alterações nas funções motoras,perda de memória,depressão,trombose,arritmia cardíaca,AVC,necrose cerebral,insuficiência renal e cardíaca,perda de memória,disfunções no sistema reprodutor e respiratório,câncer,espinhas,convulsões,náuseas,desidratação e exaustão.

É muito bom lembrar que a dependência das drogas é tratável,através do auxilio médico e familiar uma pessoa que pode deixar o vicio e voltar a ter uma vida normal sem que necessite depositar substancias que possam criar algum tipo de necessidade falsa do organismo.

Drogas Lícitas

As drogas lícitas são substancias que podem ser produzidas,comercializadas e consumidas sem nenhum tipo de problema.Mesmo trazendo diversos tipos de prejuízos a todos os órgãos do corpo,são liberadas por lei e aceitas pela maioria da sociedade.São consideradas como droga lícita qualquer substancia que possua álcool,nicotina,cafeína,anabolizantes,anorexígenos,medicamentos sem uma prescrição médica entre outros.

Muitas pesquisas e estudos realizados,mostram o quão grande é o mercado de todos os tipos de drogas permitidas,pois estas promovem uma maior necessidade do usuário e também um maior custo,já que são encontradas em todos os locais.

Suas conseqüências são as mais diversas,após se depositar qualquer destas substancias no organismo,acabam se criando falsas necessidades,alterando assim todo o funcionamento físico e psíquico.Algumas conseqüências são;alterações na memória,impotência sexual,enfisema,câncer,ataque cardíaco,doenças respiratórias,perda do autocontrole,gota,rompimento das veias,cirrose hepática,úlceras,danos no fígado,rins e estomago,irritabilidade,gastrite,dor de cabeça,ansiedade,insônia,agitação,e diversos outros.

Estes tipos de drogas que são permitidas por lei e pela sociedade,são as mais consumidas e também nas que mais resultam em fatalidades diárias,pois é através das alterações realizados no organismo que uma pessoas pode acabar perdendo o seu controle e acabar a realizar coisas que em seu estado normal não seriam feitas. Além disso,o organismo tende a ficar muito mais preguiçoso já que as drogas lícitas relaxam o organismo de uma maneira exagerada.

Drogas sintéticas 

As drogas sintéticas são aquelas que são produzidas a partir de uma ou diversos tipos de substancias químicas psicoativas que provocam alucinações nas pessoas,ao estimular ou deprimir o sistema nervoso central.E além destas,também existem as drogas que são semi-sintéticas que são produzidas a partir de drogas naturais quimicamente alteradas em laboratórios.

O tipo de droga sintética,possibilita com que uma pessoa veja,ouça e também sinta algo mesmo sem haver o estimulo por parte para estas sensações.Muitas pessoas acreditam que este tipo de drogas são os menos prejudiciais para o nosso organismo e que também são menos favoráveis para a dependência,mas estes estão muito enganados,pois estas agem da mesma maneira que as drogas tradicionais trazendo diversos malefícios para todo o organismo.

Elas podem ser utilizadas de diversos modos,sob a forma de injeção,comprimido ou pó,com seus efeitos e malefícios variando de acordo com a substancia utilizada.

Na grande  maioria das vezes o seu consumo se inicia entre os jovens e adolescentes,que por na maioria das vezes que por influencia de outros,utilizam  em seu período de divertimento,pois não possuem a devida consciência das conseqüências futuras que as drogas podem causar para todo o organismo.

As principais drogas sintéticas são; a anfetamina,o LSD,GHB, ecstasy, anabolizantes , ice , quetamina,inalantes, efedrina , poppers. São as principais drogas semi-sintéticas : crack,cocaína,cristais de rachiche, heroína,maconha (modificada),morfina,codeína e muitas outras diversas.

Tipo de Drogas

As drogas são definidas como toda substancia natural ou não,que modifica as funções normais de um organismo.

Agora confira uma lista com os principais tipos de drogas existentes :

Drogas Naturais

- Maconha: uma das drogas mais populares,ela é consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substancia.

- Ópio: uma droga altamente viciante que é feita a partir da flor de Papoula.

- Psilocibina: é uma substancia encontrada em fungos e cogumelos,e possui como principal efeito as alucinações.

- DMT: utilizada em rituais religiosos,sua principal conseqüência de consumo são as perturbações no sistema nervoso central.

- Cafeína:estimulante mais consumido no mundo,presente no café,refrigerante e chocolate.

- Cogumelos Alucinógenos : cogumelos que causam alucinações.

Drogas Sintéticas

- Anfetamina: principal objetivo é o estimulante.

- Barbitúrico: é um poderoso sedativo e tranquilizante que causa grande dependência química nos seus usuários.

- Ecstasy: droga altamente alucinógena que causa forte ansiedade.

-Metanfetamina; usada em terapias em muitos países,mais foi banida por suas conseqüências devastadoras.

Drogas Semi-Sintética

- Heroína:uma das drogas mais devastadoras,é altamente viciante e causa rápido envelhecimento do usuário e forte depressão quando o efeito acaba.

- Cocaína e Crack: a cocaína é o pó produzido a partir da folha de coca e o crack é a versão petrificada dessa droga,é altamente viciante e deteriora rapidamente o organismo do drogada.

-Morfina:é utilizada principalmente para o alívio de dores em todo o mundo e também causa dependência química em seus usuários.

- Merla: uma droga produzida a partir da pasta de coca.

Como as Drogas Agem

Eu acredito que a grande maioria da população já tenha ouvido falar sobre drogas, mas para quem ainda não sabe, toda substância química que tenha efeitos alucinógenos e causem dependência química são chamadas de drogas.Existem inúmeros tipos de drogas distribuídas pelo mundo, a maioria é ilegal, com exceção apenas para o cigarro e para as bebidas alcoólicas no caso do Brasil, mas as leis mudam de acordo com cada país então não da para saber ao certo.

De qualquer forma, as drogas podem ser divididas em três grupos básicos:

Drogas Depressoras: São drogas que diminuem a atividade cerebral e causam uma lentidão na hora de processar as mensagens que são enviadas ao cérebro. São as drogas “comuns”, as mais consumidas, como o álcool, maconha, lança perfume, ópio, heroína, morfina, cola de sapateiro, clorofórmio, etc.

Drogas perturbadoras (psicodistropticas ou alucinógenas): Esse tipo de droga age de forma em que a ênfase dela no cérebro é de despersonalização em pequena ou grande escala. Os exemplos mais clássicos desse tipo de droga são: LSD, ecstasy, cogumelos alucinógenos, MDMA, DMT, etc.

Drogas psicotrópicas ou estimulantes: como o próprio nome já diz, essas drogas deixam o indivíduo superativo, trabalham da seguinte forma: diminuem a fadiga, aumentam a atividade pulmonar e aumentam também a percepção, causando um aumento nos demais sentidos ativados. Exemplos clássicos desse tipo de droga são: cocaína, teobromina (presente na composição do chocolate), cafeína, anfetamina, crack, GHB, metanfetamina, etc.

Todas essas drogas (sem nenhuma exceção) agem diretamente no sistema nervoso central, afetando toda a conduta e o comportamento do usuário. Todas causam dependência química e sem exceção levam à morte do usuário à longo ou curto prazo.

 

One Response to “Drogas Lícitas e Ilícitas Dicas”

  1. Name (required)

    dez 04. 2013

    gostei

Leave a Reply